sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A engrenagem do mundo



            O mundo funciona sobre alguns aspectos que, quando juntos, formam um grande mecanismo giratório. Suas engrenagens são formadas por ações e modos de pensar que unidos movem a vida de uma forma espetacular.
            Talvez a engrenagem mor seja o egoísmo. Sua rotação origina a rotação de todas as outras seguintes. Dependendo do ponto de vista, o egoísmo pode ser tomado como vaidade (vide Eclesiastes).
            O amor, a paz, a guerra. Tudo é egoísmo. Observe que o homem procura sempre aquilo que lhe é conveniente. Se aceitas o amor, é porque lhe faz bem, logo lhe convém. A própria conveniência é egoísmo.
            Se o homem aceita algo, é porque isso convém ao seu EGO. Raras são as exceções humanas que transcendem esta característica humana. Mesmo assim, nos resta a dúvida quanto a relação que estas pessoas tiveram com o resto do mundo.
            A dicotomia paz/guerra é talvez o melhor exemplo de como o egoísmo move as esferas humanas. O homem faz a guerra, em procura da satisfação dos seus interesses EGOístas que englobam a necessidade de paz, que só é procurada, porque lhes deixa em plena capacidade de pensar em seus outros interesses egoístas.
            Este texto mesmo, sem muita argumentação ou fatos, vazio de contexto, foi escrito apenas no intuito de expor uma idéia e esvaziar a mente do estresse recorrente da teoria incompleta que originou este texto.
            Obrigado por terem funcionado como mecanismos da engrenagem do meu egoísmo.

3 comentários:

  1. ;D
    "Obrigado por terem funcionado como mecanismos da engrenagem do meu egoísmo"
    5 Estr. ;D
    FuNNy:GuI

    ResponderExcluir
  2. Temos que começar a deixar de sermos egoistas e pensar mais em nós mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Nível 5: O PIMBA - PIMBA. Pseudo-Intelectual Metido a Besta e Associados. Não é difícil encontrar um tosco desse tipo no Brasil. São geralmente de esquerda, marxistas que acabaram de sair do ensino médio e nem sequer leram "O Capital". Outra marca registrada é gostarem de música e filme alternativos. Expressam sua individualidade se vestindo ridiculamente. Expressam seu ódio ao capitalismo discutindo, no MacDonald's, a organização de uma passeata gay.

    ResponderExcluir