domingo, 27 de março de 2011

Oh Morte, Não te Orgulhes

Boa noite, Pessoas do Mundo!

Como estão vocês?

Eu... Gostaria de pedir desculpas por ter demorado mais ou menos duas semanas para fazer esta postagem. No pedido de desculpas está incluido o meu arrependimento por ter faltado com minha palavra para com vocês e por ter deixado o blog às moscas.

Pois bem, vou ao motivo da postagem. Estou ainda brigado com minha Perpétua preferida. Não com ela, pois acredito que a Morte é mais natural do que a Vida, mas por algumas mortes específicas. A postagem é um poema do John Donne, se chama Oh Morte, Não te Orgulhes. De quebra, postarei um outro do autor, Nenhum Homem é Uma Ilha. A interpretação é livre.

Oh, Morte, Não te Orgulhes

Oh, Morte, não te orgulhes, pois ruim
Como dizem não és, medonha e forte;
Quem pensas que abateste, pobre Morte,
Não morre; nem matar podes a mim.
Se o sono, o teu retrato, agrada assim,
Contigo fluirá melhor a sorte;
E o bom, ao conhecer o teu transporte,
Descansa o corpo e se liberta enfim.

Serva de reis, destino, acasos e ânsia,
À droga, à peste e à guerra te associas;
E adormecem-nos ópios e magias
Mais que teu golpe. Então, por que a jactância?
Um breve sono a vida eterna traz,
E, vai-se a morte. Morte, morrerás.

Nenhum Homem é uma Ilha

Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti.



Tendo feito a postagem, só me falta dizer mais uma coisa: o segundo poema me soa bem mais real do que o primeiro. Beem mais real.

Bem, meus amigos... Tenham uma boa noite de sono...

Bons sonhos.

5 comentários:

  1. O segundo poema não só é mais verdadeiro como é mais forte!!! Não sei se a Morte é minha perpetua favorita, mas certamente é com ela que mais me identifico!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, Pandora.

    Mas eu amo a Morte. A Didi é tão fofa e alegre. Sempre radiante, feliz e sorridente.

    Gosto também de Delirio, mas Didi é mais forte. Desespero nunca me tocou bastante. Ela nunca jogou um pão em Sonho para fazê-lo despertar de uma nuvem de auto-piedade.

    E Desejo... Não é apenas Perpétua. É também Perpétuo, ambos e nenhum dos dois.

    Replico: qual sua Perpétua preferida?

    Bons sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Se você pergunta tão enfaticamente só me resta deixar de circular e responder que a Morte é minha favorita também, e sim, aquele encontro dela com o Sandman, eu concordo com quem diz que foi ali que terminou a história e começou o mito!!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk Calma, eu preciso aprender a ter calma rsrsrs... Um amigo meu diz que é por isso que as pessoas tem medo de mim, me falta calma!!!! rsrsrs Mas, não se preocupe, eu não mordo!

    ResponderExcluir