sábado, 5 de fevereiro de 2011

Blogagem Coletiva: Inte(g)ração Social Parte 1

Bom dia, boa tarde, boa noite!

♠ Como eu já disse há alguns dias, hoje é o dia da Blogagem Coletiva sobre os mais diversos temas da Integração Social (ou não) dos portadores de Deficiência. (Mais informações no Uma Pandora e Sua Caixa). Ah, aviso aos navegantes: estou um pouco áspero nessa postagem, sinto muito. Essa é a primeira parte, a segunda eu coloco mais tarde.


♠ E a minha postagem é uma reflexão que bate e volta na minha cabeça: porque "nós" (não portadores de deficiências) que devemos fazer com que "eles" (portadores de deficiência) se adaptem? Nós somos tão desprovidos de capacidade de adaptação assim? Quero dizer... O que nós fazemos?
Colocamos rampas nas calçadas, colégios e áreas públicas, para que os (há alguns poucos anos, esta era a forma éticamente correta de se referir, atualmente, não tenho ideia) cadeirantes possam se locomover mais facilmente.
Também colocamos alguns sinais em Braille nas caixas de biscoitos, leites, cereias e remédios, assim os portadores de deficiência visual possam ler o que estão comprando.
Ainda para os portadores de deficiência visual, em alguns lugares na minha cidade tem as "Calçadas de Cego", mas são tão curtas! Estão em menos de 1% da cidade, tenho certeza.

E por aí vai. Mas isto é muito pouco. Você consegue se imaginar vivendo sem falar, ou ouvir, ou enxergar? Deve ser enlouquecedor.

♠ Provavelmente você já passou por uma situção como esta:

Você está na rua.
Mais especificamente, num Shopping. Dentro de uma loja de roupas.
Você precisa de informações sobre onde fica uma seção.
Ao olhar para o lado, você vê alguém com a farda da loja, que está exatamente de costas para você. Você caminha até lá, pergunta e...
Ele não te responde. Você começa a pensar algo como "Puxa, que pessoa grossa! Ah, mas eu vou continuar insistindo". E, finalmente, quando você está de frente para esta pessoa, você fala e...
Percebe que ele é surdo/a. Ele é muito prestativo, tenta te ajudar como pode. Mas você nunca foi bom com linguagens não verbais.
Você agradece por meio de mímica e vai embora, sem saber de onde fica a sessão que você procura e com cara de tacho, se sentindo a pior pessoa do mundo. Talvez você procure outro funcionário ou simplesmente vai embora, se recriminando. Isto já me aconteceu uma vez, e vi outra acontecer com um primo meu.

♠ A minha proposta de Integração não é que os Portadores de Deficiências adaptem-se à nossa Sociedade, mas que nós nos adaptemos à deles. Caramba, quantos surdos conseguem ler os nossos lábios, o que é um exercício muito, muito dificil? Quase todos. Irá nos matar entrar em um curso de 120 ou 200 horas de LIBRAS? O curso é barato, entre R$ 100 e R$ 200. É menos do que muitos hipócritas que eu conheço gastam em uma sentada num restaurante.

♠ Vai nos deixar mais pobres se colocarmos em todos os prédios (novos e antigos) rampas ou elevadores? Certo, vai. Mas não vale à pena?

♠  Perderemos um braço, ou uma perna ou um membro da familia se, ao passarmos por um cego perguntarmos a ele/a se deseja ajuda?

♠ E eu acho que vocês entenderam o que eu quero dizer.

♠ Novamente, peço desculpas se estou áspero.

♠ Desejo a vocês bons sonhos, e uma boa reflexão. Tem uma "música" da "Ana Carolina" que diz "Não dá pra mudar o passado. Mas, se a gente quiser, ainda dá pra mudar o futuro".

Até logo.

7 comentários:

  1. Não diria aspero, diria apenas realista, minha irmã fez o curso de libras e fez de graça, existem instituições que oferecem o curso gratuitamente, existem até sites onde vc encontra videos que ensinam o basico da linguagem de sinais! Realmente não mata ninguém procurar informações, ampliar os horizontes, incluir nos cursos de graduação a diciplina: "Libras" ou "Brailer", coisas praticas que fazem grande diferença!

    Obrigada Harlequin pela boa vontade de participar e compartilhar conosco suas opiniões!

    Cheros.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Realmente foi bom vc frisar sobre as loucuras que nós fazemos no trato com nossos semelhantes...
    Aguardo a segunda parte... por ora, contemplada com o que li.
    Abraços de inclusão.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Acho que determinadios temas nos provocam sentimentos que não nos deixam tão gentis, mas vc falou de maneira clara e incisiva sobre o quanto a sociedade , nós seres tão imperfeitos ,não conseguimos lidar com as diferenças.
    Lutemos para que algo mais humano aconteça.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. ♦ Pandora:
    ♠ Digo aspero, porque é assim que acho que sou muitas vezes.
    ♠ Gostei das suas ideias também de Integração.
    ♠ Foi muito bacana sua atitude de divulgar tanto esta blogagem coletiva. Gostei muito.
    Bons sonhos.

    ResponderExcluir
  5. ♦ pensandoemfamilia:
    ♠ Obrigado pela compreensão.
    ♠ Mas devo discordar um pouco de você: não desejo que algo mais humano aconteça, mas sim que algo mais correto aconteça.
    Espero que você tenha uma boa vida.

    ResponderExcluir
  6. ♦ orvalho do ceu:
    ♠ Obrigado. Pelo seu comentário, por ter lido todas as minhas insanidades, tudo.
    ♠ A segunda parte da postagem já foi publicada.
    Desejo-lhe uma boa vida.

    ResponderExcluir
  7. ♦ Todos:
    ♠ Obrigado pela participação, pelos comentários de apoio e compreensão.
    ♠ Mando abraços para todos e desejo a todos nós do mundo uma ótima vida.
    Bons sonhos.

    ResponderExcluir