domingo, 18 de setembro de 2011

36 Tzaddikim. Ou seriam 2?

Oi.

Estive pensando há um bom tempo em fazer essa postagem.
E hoje eu peguei meu Fábulas e Reflexões para conferir uma citação e abriu nessa página. "Chamam de acaso..."
Resolvi que era hora de fazer essa postagem.

Em Três Setembros e Um Janeiro, em dado momento, Morte conversa com Joshua Norton sobre os 36 Tzaddikim. E ela diz "Dizem que o mundo se apoia nas costas de 36 santos... 36 homens e mulheres abnegados, por causa deles, o mundo segue existindo. São os reis e rainhas secretos deste mundo.".
Há um bom tempo (quando comecei a planejar essa postagem)  eu pesquisei um pouco sobre isso (li a página da Wikipedia e umas outras duas no Google. Não tenho um exemplar do Torá em casa, mas gostaria) e o que eu entendi é: o Judaismo prega que, a cada geração, ocorrem os 36 Tzaddikim, sendo metade na Terra Santa e 18 no resto do mundo e que se apenas um não existisse, o mundo chegaria a um fim.

E eu achei este conceito extremamente interessante, se um dia eu fundar uma religião, este com certeza estará presente. Mas a religião não é foco da postagem. O foco é: posso nomear com certeza absoluta 2 dos Tzaddikim do meu mundo. Não sei se os outros eu já conheci e não consegui identificar ou se ainda estão por vir. E eu espero poder nomear todos até o fim do meu mundo.

Já parou para pensar sobre os seus? Experimente fazer uma lista com os seus Tzaddikim. Conte quantos dão.

Bons sonhos, amigos.

5 comentários:

  1. Eu tenho umas biblias em casa e o texto dela me é familiar, mas essa história nem tanto... O que não torna a reflexão que vc fez menos valida! Acho que também posso nomear ao menos dois dos meus Tzaddikins... Estou tentando fazer a lista!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou passando para retribuir seu comentário no meu espaço e para conhecer o seu também. Me senti bem confortável aqui, são assuntos que me interessam e muito.
    Quanto aos meus Tzaddikim, não consigo pensar em nenhum no momento, mas juro que me esforçarei para conseguir encontra-los.

    ResponderExcluir
  3. Dani =*
    Olá.
    Não precisava retribuir nada, fiz aquele comentário porque você merecia.
    Obrigado por estar seguindo os dois blogs. Fiquei muito contente. Tente lembrar de prestar atenção no autor das postagens, pois além de mim um outro amigo tem dado muito as caras aqui.
    É interessante fazer essa lista dos Tzaddikim. Extremamente. E é bem mais complicado do que eu poderia pensar quando comecei a fazê-la.
    Bons sonhos. Até breve, espero.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafael! Sabe que me pego pensando nessa lista nos momentos mais inusitados!?!? Acho que já consigo listar ao menos 4 Tzaddikins os outros 32 ainda são incognitas... Mas, te confesso, não gosto da ideia de ter meu mundo sustentado por outras mãos que não as minhas...

    ResponderExcluir