terça-feira, 8 de setembro de 2009

Como se escrever uma sestina

Recentemente pesquisei como se escreve uma Sestina (tipo de poema em que a ultima palavra de cada uma dos seis primeiros versos é repetida numa sequencia alternada nos versos seguintes e nas três linhas finais, palavras do Neil Gaiman) e não achei nada no Google. Resultado... Pesquisei um pouco no Yahoo! Respostas e me baseei no que Neil escreveu para ter uma ideia de como se escreve uma. Segue abaixo a explicação: A sestina consitui-se num poema de seis sextetos (seis estrofes de seis versos) e um terceto (uma estrofe de três versos). A ultima palavra de cada verso da primeira estrofe irá se repetir nos versos seguintes seguindo a ordem a seguir (espero que a formatação continue assim): 1 2 3 4 5 6 6 1 5 2 4 3 3 6 4 1 2 5 5 3 2 6 1 4 4 5 1 3 6 2 2 4 6 5 3 1 2 6 5 A propósito: uma sestina é uma MISÈRIA para se fazer. É 1000 vezes pior que um soneto. Em breve irei postar a poesia 'A Sestina do Vampiro', de Neil Gaiman.

5 comentários:

  1. ei, eu vi a sua pergunta no yahoo, rsrsrs...
    tbm vi que vc curte Neil Gaiman...
    E ae, já sabe escrever rondel e sestina?
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. ♠ Obrigado pelo seu comentário.
    ♠ Rondel é facílimo.
    ♠ Já a sestina complica... Tenho um projeto aqui há seculos, e até agora nada.
    ♠ Amo Neil. Simplesmente gostaria de ter 1% de sua capacidade.
    ♠ Novamente, obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, isso é o mais difícil que já vi, nunca vi algo tão monstruoso, como alguém consegue fazer isso? Como alguém consegue fazer isso de forma arquitetada? Deve-se tratar aqui de um gênio, e sim, Neil é um gênio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, eu tento escrever uma sestina há já 3 anos. Escrevo um verso e paro quando lembro do que é necessário, é impossível.

      Nunca tive dúvidas que o Gaiman é genial. Um dia leio para você A Sestina do Vampiro. É bom de ser declamado.

      Bons sonhos, Caio

      Excluir