Este blog é dedicado para os amantes das diversas coisas, entre elas, Palavras, Sonhos, Teorias, Conspirações, Livros e Músicas. Sei que há muitas pessoas assim. Meu desafio (e da minha equipe) será encontrá-las. Postaremos aqui as mais diversas coisas, mas sempre com um curto parecer sobre o que foi postado. Boa leitura.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Como se escrever um Rondel
Rondel é um tipo de verso (a.k.a poema) que tem dois tipos. Ensinarei aqui o mais simples, não o da Wikipédia.
Vou começar antes falando da palavra Rondel. É de origem francesa (mais especificamente, Francês Arcaico). Vem de roont , algo como "pequeno círculo". A origem da palavra não poderia ser melhor. A palavra Rondel também pode designar um tipo de adaga ou de escudo. A adaga era mais ou menos assim:
Assim como um Soneto ou Sestina, a forma dele não varia nunca. E é bem simples: a quantidade de sílabas métricas é livre, há uma repetição imensa. E não é de palavras, mas sim de versos inteiros.
São três estrófes, sendo as duas primeiras quartetos e a última um quinteto, totalizando treze versos. Menos que um Soneto. E é aí que entra a parte fácil: os dois primeiros versos da primeira estrófe se mostram os dois últimos da segunda e o primeiro de todos fecha.
A estrutura de um rondel é assim:
1
2
3
4
5
6
1
2
7
8
9
10
1
Em breve (será realmente breve, palavra de Castro) postarei Lendo as Entranhas: Um Rondel, do Neil Gaiman.
Marcadores:
Como se faz,
Conto Publicado,
Exemplo de algo,
Formação,
Literatura,
Poesia,
Todas,
Verso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário