sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

"Você quer brincar na neve?"

Sabe quando você não tem grandes expectativas para algo, mas ainda assim, você vai adiante e faz a coisa, e se surpreende porque esta coisa realmente não apenas superou suas baixas expectativas, mas sim pegou elas, amassou bem direitinho, pisou, cortou com a faca, meteu num foguete, mandou bem na direção do Sol, tirou do foguete, deixou congelando no vácuo por um tempo ("O frio não vai me incomodar"), terminou de mandar pro Sol, esperou derreter, e mandou na direção de Betelgeuse cantando musicas da Disney?

Pois isto me aconteceu hoje.

E eu pensei em escrever um pouco sobre isso.

Fui ao cinema hoje. Minha presença em cinemas é esporádica, para dizer o melhor. Se vou 6 vezes por ano, é muito. E não é porque não gosto, mas porque não eu me lembro. Isso e o fato de que a maior parte dos filmes que tem chegado aqui são obrigatoriamente dublados não é uma coisa que me ajude muito. Mas hoje eu me aventurei a ir ao cinema, e tive uma broxada violenta ao me deparar com uma fila quilométrica. Para uma pessoa que já não estava muito sair de casa num calor insuportável para ir ao cinema ver um filme e se deparar com uma fila gigantesca é um balde de água geladíssima.

Tinha escolhido uma animação, porque animações, em especial da Disney, nunca podem dar muito errado. E eu, crianção do jeito que sou, adoro animações. Estava munido apenas do horário da sessão e do nome do filme, não tinha visto sinopse, trailer, nada. Tive 20 minutos de trailer de brinde e um rebanho de pentelhos mal educados que não calavam a boca e não se sentavam na cadeira como vizinhos.

Então... O filme começou e em apenas 2 minutos de filme eu. Não. Piscava. Mais.
Elsa e Anna

Num país nórdico medieval, há duas princesas criancinhas, Elsa e Anna. Anna é uns 3 anos mais nova que Elsa. Um dia Anna, criança espoleta que é, acorda uma sonolenta Elsa para irem brincar na Neve. Até aí tudo bem, um país nórdico tem neve por pura e simples definição.
Mas elas nem saem de casa. Ou de castelo, para ser mais verdadeiro. Ao invés disto, vão para um cômodo muito amplo onde Elsa começa a conjurar gelo com as mãos. As meninas de divertem muito, até que um acidente acontece.




Elsa e o Príncipe. Não respectivamente, claro.
Alguns anos se passam, as meninas crescem distanciando-se umas das outras e isoladas do mundo, até o dia da coroação de Elsa chega. Então algo acontece... Em pleno verão, um inverno perpétuo se instaura. As irmãs tem que tentar resolver isto.
Claro, há um príncipe. Um diálogo muito interessante sobre a relação entre os príncipes/princesas é travado.
Há uma boa quantidade de referências à mitologia nórdica, trolls, gigantes de gelo. Há uma diferente visão dos vilões e também há drama.
A animação tem muito humor e leveza, mas é triste. É tão bom quanto Enrolados, que eu também amo de paixão, mas é diferente.

Diversos temas complexos são abordados, e te fará repensar sua relação com seu trabalho, com seus irmãos e, em especial, consigo mesmo.
Aceitação.
Auto-aceitação.
Fraternidade.

Em cerca de 100 minutos, meus sentimentos andaram numa montanha russa. O filme é belíssimo.

Conflito por amar demais.
As ações de ambas são movidas por amor à outra. Isto é importante ser notado. E esta é a razão de todo o conflito. Lembrei agora daquela música do Queen... "Too much love will kill you anytime".

O filme me brindou com uma reviravolta que eu NUNCA esperaria de um filme da Disney.
Que eu nunca esperaria de uma animação.
Que eu nunca esperaria, para falar a verdade.
E leiam "NUNCA" em letras garrafais, vermelhas, em itálico, negrito, sublinhadas e em Comic Sans. Por que em Comic Sans? Porque eu posso.

Tem outro personagem tão fofinho, que é uma rena que está mais para um cachorro... Muito delicioso :3. Eu quero uma rena.

Antes de enfiar mais uma imagem goela abaixo de vocês, uma música, claro. Animações da Disney sem música não são a mesma coisa!
Mas esta é especial... É uma das músicas mais expressivas e marcantes do filme, e o audio deste vídeo foi recortado e montado de forma é cantado em 25 idiomas, um de cada vez, por uma dubladora diferente. As vozes são muito parecidas, e lindas. Um fato que eu gostei muito foi que a variedade do português escolhida para este vídeo foi a europeia, então prestem atenção.


Eu estou me questionando o porque de eu não passar mais tempo com meu irmãozinho, que eu amo de paixão, e que só vejo aos finais de semana...
To me questionando tanta coisa...
Frozen me fez questionar tudo isso.


(Faz uma pausa no monólogo da vagina)
Amanhã será o aniversário de 3 pessoas que conheço. O mais interessante é que eu não conheço efetivamente nenhuma delas. No entanto... Lhes desejo absolutamente tudo de bom, muitas animações, músicas, vinhos, doces, neve, e maravilhosos sonhos.
(Retoma o monólogo)


Há defeitos no filme? Sim, dois.
A dubladora de Elsa teve uma voz muito... Velha, embora bonita.
O outro defeito é que, aparentemente, animações tem censura "L", o que quer dizer que toda e qualquer criança mal educada acompanhada dos pais pode ir assistir e abrir a boca nos momentos mais impactantes do filme e contar um maldito spoiler, te fazendo desejar que os pais desta criança tivessem sido estereis.
Defendo a criação (eu ia digitar "crianção" LOOOOOOL) de um horário onde as crianças são proibidas de entrar nas animações.
Ah, a propósito... O público foi muito variado. Tinha, é claro, cerca de 30% da sala de crianças. Mais uns 20% de pais. Os outros eram jovens, adultos e até pessoas de mais idade. Me surpreendi muito ao ver isto. Achei que eu seria uma das únicas pessoas maiores de 18 que não foi acompanhado de uma criança.
Fiquei feliz de ter me enganado.
Dica de amigo: vá num horário que seja menos provável de encontrar um pentelho criança.

Personagens principais... Ou quase todos.



Há mais algumas coisas a serem ditas. Primeira delas: bons sonhos.

Segundo que eu não recomendo que vocês vejam o próximo vídeo se não tiverem assistido ainda esta maravilha que eu mal posso esperar a hora de sair em DVD para adicionar à minha videoteca :3

Terceiro e quarto... "Você quer brincar na neve?"